segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mais um jovem é resgatado em operação em caverna na Tailândia; faltam 7

 
Foi resgatado o quinto jovem da caverna no norte da Tailândia na manhã desta segunda (9), segundo as autoridades locais. Ainda restam sete garotos a serem liberados, além do técnico de futebol que acompanha o grupo.


O salvamento faz parte da segunda etapa da operação de resgate, destinada a retirar o grupo preso na caverna deste 23 de junho. No último domingo, quatro garotos já haviam sido evacuados da caverna. 

Narongsak Ossottanakorn, porta-voz oficial da operação, informou que esta segunda tentativa pode ser mais "rápida do que o previsto" graças às boas condições que os especialistas encontraram no interior dos túneis subterrâneos.

O porta-voz evitou prever um horário para ver o próximo resgatado sair pela entrada da caverna.

O primeiro resgate 
A operação de domingo durou várias horas: a equipe partiu às 10h (0h em Brasília) e retornou com o primeiro resgatado às 17h40 (7h40), e o segundo dez minutos depois. Os outros dois demoraram mais de duas horas. Os quatro resgatados, cujas identidades não foram divulgadas, foram levados ao hospital de Chiang Rai. 

A Reuters, citando uma autoridade local que faz parte da equipe de salvamento, chegou a falar em seis garotos resgatados, mas isso não foi confirmado pelas autoridades locais e depois foi corrigido pela própria agência. 

Segundo Narongsak, os jovens foram retirados com máscaras de oxigênio e levados ao hospital em segurança. Ele havia informado que uma nova operação ocorreria após dez horas de preparação dos socorristas, por volta das 21h (horário de Brasília). No entanto, uma chuva torrencial atingiu a região logo após o final das buscas, e os socorristas ainda estavam em recuperação.

Estado de saúde dos garotos
Com pouco acesso a comida e água potável, privados da luz do sol e tendo respirado ar úmido durante dias, eles estão sendo atendidos por uma equipe médica de prontidão, com uma série de preocupações sobre o estado de saúde deles, como a desidratação, a desnutrição e a hipotermia. Leia Mais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reitor diz que alunos “invadiram” IFRN e chamou a polícia para proteger

 O reitor interino do IFRN, em Natal (RN), Josué de Oliveira Moreira, distribuiu uma nota sobre o episódio de ontem (11). Ele diz o grupo de...