domingo, 8 de setembro de 2019

Tufão Lingling deixa 3 mortos na Coreia do Sul


O passagem do poderoso tufão Lingling pela Coreia do Sul no sábado (7) provocou três mortes, o cancelamento de mais de 400 voos e blecautes que afetaram cerca de 160 mil residências.

Uma mulher de aproximadamente 70 anos morreu na cidade de Boryeong, 130 quilômetros ao sul de Seul, ao bater a cabeça após ser derrubada por ventos de mais de 140 km/h.

Em Incheon, a oeste da capital sul-coreana, um homem perdeu a vida ao ser atingido por uma parede que desabou. Em Paju, ao norte de Seul, outro morreu ao ser impactado por parte de um telhado que se desprendeu por causa dos ventos.

A Kepco, empresa de energia elétrica estatal sul-coreana, informou que 99% das casas afetadas já recuperaram o fornecimento do serviço desde a manhã deste domingo (8).

Após a passagem pela Coreia do Norte (que não divulgou a dimensão dos estragos), Lingling, o 13º tufão da temporada no Pacífico, se encontrava às 9h (hora local; 21h de sábado em Brasília) sobre a província nordeste chinesa de Heilongjiang, já transformado em tempestade tropical, segundo a Administração Meteorológica da Coreia (KMA).

Lingling foi o tufão mais poderoso a atingir a península coreana desde Bolaven, que em 2012 deixou 15 mortos na Coreia do Sul e danos avaliados em mais de US$ 500 milhões.

Jovem Pan/EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reitor diz que alunos “invadiram” IFRN e chamou a polícia para proteger

 O reitor interino do IFRN, em Natal (RN), Josué de Oliveira Moreira, distribuiu uma nota sobre o episódio de ontem (11). Ele diz o grupo de...